5 Dicas para construir a sua narrativa durante a entrevista de emprego

5 Dicas para construir a sua narrativa durante a entrevista de emprego

É fundamental construir a sua narrativa de forma objetiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis!

entrevista de emprego

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma de direcionar o seu potencial profissional, considerando a necessidade das empresas por profissionais capacitados e resilientes.

Dicas para construir a sua narrativa durante a entrevista de emprego

A elaboração de sua narrativa deve ocorrer com base nos pontos fortes do seu currículo. Por isso, é relevante que, enquanto candidato, direcione o seu processo para que possa alcançar resultados assertivos através de situações exemplificadas.

1 - Destaque suas experiências anteriores

Fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; senso de urgência; capacidade analítica; facilidade para controlar agendas; construção do relacionamento com o cliente; elaboração de treinamentos; campanhas motivacionais; dentre outros pontos que sejam importantes para a análise de sua trajetória profissional.

2 - Apresente soluções para seus pontos fracos

Controlar situações negativas é importante durante a entrevista de emprego, já que o candidato pode ser questionado sobre pontos fortes e pontos fracos. Sendo assim, apresente uma solução para cada situação negativa que colocar durante o processo seletivo.

Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa tímida, destacando o seu desejo de realizar algum curso voltado para a melhoria de sua comunicação, como um curso de teatro.

3 - Adote uma postura participativa

O direcionamento do seu comportamento é relevante durante a entrevista de emprego, sendo assim, direcione a sua postura de modo participativo e orgânico. Não cruze braços e pernas; fale de maneira calma; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; evite atrasos; fale pausadamente. Se for possível, não deixe objetos no seu colo e evite gesticular excessivamente durante a elaboração de sua narrativa.

4 - Tire suas dúvidas no final da entrevista de emprego

Além disso, é importante que o candidato faça uso do espaço cedido no final do processo seletivo para que realize perguntas sobre a vaga, considerando as atividades exercidas; a possibilidade de crescimento na empresa; o direcionamento do setor; a cultura da empresa; os benefícios; a flexibilização de horários, dentre os aspectos importantes para que avalie a compatibilidade de valores e a viabilidade da contratação.

5 - Avalie os valores envolvidos no processo seletivo

Uma vez que é importante que o candidato tenha clareza de que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos, de modo que a contratação seja resultado de uma troca justa entre as partes. Sendo assim, analise os valores envolvidos e direcione a sua postura para que não fique aquém do seu potencial profissional.

– Este texto foi publicado em https://noticiasconcursos.com.br/dicas-para-construir-a-sua-narrativa-durante-a-entrevista-de-emprego/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.