Se você é aposentado pode ter estes direitos e nem sabe disso

Se você é aposentado pode ter estes direitos e nem sabe disso

Existem outros benefícios, além da aposentadoria, que podem ser solicitados pelos segurados do INSS, confira quais são.

Os trabalhadores passam grande parte do tempo sonhando com o dia que poderão dar entrada no benefício previdenciário. Por isso, muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acreditam que o único benefício em que eles podem aproveitar é apenas o recebimento da aposentadoria.

Entretanto, há outros direitos, alguns que pouquíssimas pessoas conhecem, que podem ser oferecidos para os cidadãos que finalmente estão aposentados.

idoso computador
Casal de Idoso - Benefícios do INSS

Direitos de pessoas aposentadas

Confira, a seguir, 5 direitos que os segurados do INSS possuem, sem contar com a aposentadoria:

Acúmulo de benefícios

É possível acumular mais de um benefício previdenciário, ou seja, a aposentadoria pode ser acumulada com a pensão por morte. Além disso, também existe a possibilidade do acúmulo de duas aposentadorias, caso elas sejam de regimes previdenciários diferentes.

Um professor que realizou atividades trabalhistas em escolas particulares mas em algum momento atuou como servidores públicos ensinando em escolas públicas, por exemplo, terá o direito de receber duas aposentadorias.

Revisão da aposentadoria

A revisão da aposentadoria é uma ação judicial onde o aposentado solicita um novo cálculo da aposentadoria para incluir suas contribuições durante toda a sua vida profissional, até as que foram feitas antes de julho de 1994. Neste caso, o beneficiário pode receber mais de R$ 100 mil em atraso.

Para solicitá-la, o segurado precisa ter em mente que há um prazo máximo de 10 anos, que são contados desde a data que o primeiro salário da aposentadoria foi sacado.

Saque das cotas do PIS/Pasep

pis pasep

Aposentados que trabalhavam com a carteira assinada como servidores públicos e militares durante os anos de 1970 e 4 de outubro de 1988 podem fazer o saque das contas do fundo PIS/Pasep, que fazem parte dos créditos depositados pelos empregados durante o período.

Quem ainda não solicitou o saque deve ir presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto em mãos e solicitar o saque das cotas do fundo PIS/Pasep.

Salário Família

Segurados com idade igual ou superior aos 65 anos que tenham filhos com menos de 14 anos, ou filhos com alguma invalidez podem solicitar o salário família oferecido pelo o INSS. O valor, atualmente, é de R$ 56,47 para cada filho que esteja dentro da regra.

Saque acumulado do FGTS

Todos os trabalhadores, ao garantirem a aposentadoria, podem sacar todo o saldo acumulado que existir no FGTS. No caso de pessoas que mesmo aposentadas decidam continuar trabalhando na mesma empresa, existe a possibilidade das mesmas terem o direito de sacar os valores do FGTS que são depositados pelo empregador mensalmente.

Fonte: Seu Credito Digital

Autora do Texto: Monalisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.